Um evento-movimento que marcou a história da arte popular brasileira!

Foram cinco dias inesquecíveis nessa primeira edição, em Agosto de 2023.

Mais de 8 mil pessoas estiveram presentes no Espaço State, na Vila Leopoldina, para prestigiar o trabalho de 21 coletivos e mestres artesãos de diversas regiões do Brasil.

EXPOSIÇÃO E 
FEIRA DE ARTE

MESTRES E 
ARTESÃOS

Os artistas estiveram presentes nos cinco dias de evento e puderam dialogar com o público, testemunhar o reconhecimento de seus talentos, criar conexões profissionais e vender suas obras diretamente para os visitantes.

250 obras de arte expostas: mais de R$ 750 mil em vendas direcionados integralmente aos artesãos

ENCONTROS COM OS
MESTRES E ESPECIALISTAS

Cinco debates com artesãos e especialistas aproximaram o público de questões importantes que atravessam o fazer artesanal, como os desafios diários para obtenção de matéria-prima, políticas públicas, a importância da preservação ambiental para o artesanato e perspectivas de futuro. Os debates foram gravados e traduzidos em libras e estão disponíveis na íntegra.
Assista na íntegra:

Mediação:  Ricardo Lima

Convidados:

Família GTO, MG

Família Santos, BA

Din Alves, CE

João Borges, MA

Mestre Cornélio, PI

Mediação: Ricardo Lima

Convidados:

Mestre Cunha, PE

Indígenas do povo Waujá, MT

Sil da Capela, AL

Mestre Marivaldo Costa, PA

Francisco Graciano, CE

Willi de Carvalho, MG

Mediação: Ricardo Lima

Convidados:

Rosalvo Santana, BA

Família Candido, CE

Família Antônio de Dedé, AL

Everaldo Ferreira, CE

Mestre Luiz Antônio, PE

Mediação: Ricardo Lima

Convidados:

Jasson, AL

Indígenas do povo Mehinako, MT

Thiago Amorim, PE

Mestre Aberaldo, AL

Clélia Lemos, MG

Mediação: Ricardo Lima
Doutor em antropologia. Professor do Instituto de Artes e do Programa de Pós-Graduação em Artes e Coordenador de Projetos Estratégicos de Cultura e Articulação Popular da pró-reitoria de Extensão e Cultura da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
Pesquisador de cultura e autor de diversos livros e artigos sobre artesanato e artes populares.

Convidados:

Adélia Borges
Jornalista, pesquisadora, historiadora e crítica de design. Suas pesquisas balizam várias produções, tais como exposições, livros, artigos, reportagens e documentários. Seu interesse está na relação do design com os campos da inovação social, sustentabilidade, desenvolvimento territorial, identidade cultural e relação entre designers e artesãos. É autora de inúmeros livros. Foi diretora do Museu da Casa Brasileira e professora de história do design na FAAP. Colaborou com várias publicações no Brasil e no exterior, com textos publicados em sete línguas. Já realizou palestras em diversos países e organizou ou foi curadora de mais de 40 exposições. Em março de 2021, recebeu o título de Doutora Honoris Causa pela Universidade Estadual Paulista (Unesp).

Ângela Macelani
Antropóloga, escritora e curadora de arte. Membro fundador do Museu Casa do Pontal, onde é diretora e curadora. Doutora em Antropologia Cultural e Mestre em Antropologia da Arte. Tem larga experiência nessas áreas, com ênfase em Arte Popular Brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas: patrimônio, arte popular brasileira, coleções e colecionadores, artes plásticas, patrimônio imaterial, produção audiovisual e gestão de museus.

Marco Aurélio Pulchério
Fundador e diretor criativo da MARCO500, empresa que há 30 anos é responsável pela interlocução comercial de mais de 500 diferentes nomes do design, do artesanato e da arte popular nacional. Por meio de uma atenta gerência de produto, a MARCO500 tem, como premissa, guiar artistas, requalificar o público consumidor e colaborar na formação de mecanismos de mercado. A marca é prestigiada como referência em inovação pela mídia especializada, com participação no Projeto MoMA Design Store Destination Brasil e na Mostra Be Brasil, da Semana de Design de Milão. Nos últimos anos, Marco Aurélio vem assinando a curadoria e a realização das várias exposições nos EUA e na Europa. Foi curador da galeria de arte popular da novela Lei do Amor da Rede Globo e é curador da 1ª edição da exposição- feira Arte dos Mestres

CURADORIA POR

Jô Masson

Apaixonada pelo Brasil, curiosa pelas suas gentes e sua cultura plural. É terapeuta ocupacional de formação, com MBA em Gestão de Organizações e Projetos Socioculturais. Consultora na área de desenvolvimento institucional, já coordenou inúmeros projetos em instituições privadas e públicas no terceiro setor. Há 13 anos, atua como diretora geral da Artesol, onde idealizou e implementou a Rede Nacional do Artesanato Cultural Brasileiro, uma tecnologia social premiada, que é um portal virtual de referência sobre o ecossistema do artesanato de tradição cultural do país. É uma experiente articuladora social e produtora cultural. Seu trabalho de longa data na Artesol lhe possibilita ampla pesquisa e estudo sobre o artesanato e arte popular brasileira, conhecimentos que são compartilhados em palestras, publicações, colaborações com outras entidades do setor e na sua atuação como curadora em projetos ligados a esses temas. É diretora de comunicação da World Fair Trade Organization para a região da América Latina; integrante do Comitê de Especialistas do Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro e representante da Artesol no comitê de Salvaguarda Intergovernamental do Patrimônio Cultural Imaterial da UNESCO..

Marco Aurélio Pulchério

Com uma curadoria plural e cuidadosa, de orientações estéticas e estilos autorais diversos, Marco Aurélio Saad Pulchério (MARCO500) é responsável pela interlocução comercial de mais de 500 diferentes nomes que ajudam a contar o cenário do design e do artesanato nacional. Por meio de uma atenta gerência de produto, sob sua chancela, a MARCO500 tem, como premissa, guiar artistas, requalificar o público consumidor e colaborar na formação de mecanismos de mercado. A marca é prestigiada como referência em inovação pela mídia especializada, com participação no Projeto “MoMA Design Store Destination Brasil” (2009), e na Mostra Be Brasil, no Fuorisalone da Semana de Design de Milão (2019). Nos últimos anos, Marco Aurélio assina também a curadoria e a realização das exposições ALAGOAS - The Brazilian Artisanal Soul (Miami | 2021), Alagoas Handmade Collection | Casa Brasil Nova York (Maio | 2022) e Alagoas / Estrela Radiosa (Lisboa | 2022) na Casa Brasil Bicentenário. Atualmente, segue provocado a se reinventar, trazer frescor para um mercado exigente e distribuir ao mundo o melhor da vocação criativa brasileira.

SOBRE A ARTESOL

Arte dos Mestres é um projeto da ARTESOL, organização sem fins lucrativos, fundada em 1998 pela antropóloga Ruth Cardoso. Sua missão é promover a salvaguarda dos saberes e fazeres artesanais de tradição cultural, gerando trabalho e renda para comunidades artesãs em todo o país. Atuando como um centro de pesquisa, reflexão e de incidência para a formulação de políticas públicas, a organização visa um Brasil onde o saber artesanal esteja integrado à cultura e à economia.

Acesse www.artesol.org.br para saber mais